sábado, 3 de outubro de 2009

Absurdos

Isso é um absurdo! Desculpe a expressão, força do hábito. E a habitualidade vem nos dando aulas de como nos admirarmos com as mesmas notícias todos os dias. O ciclo de absurdos vem atravancando nossas vidas, ficamos presos entre cães ferozes, marginais e nossas consciências.

Sempre algo aparece e, “boom” é um absurdo! Os costumes mudam e os absurdos também. Há algum tempo os preservativos eram absurdos demoníacos; hoje, mesmo com algumas contestações religiosas, o uso da camisa-de-vênus é apoiado por médicos e defendido em campanhas governamentais.

A criminalidade, esta sim, é um absurdo, ou não. A criminologia é uma vertente do Direito Penal encarregada de estudar os motivos reais que levaram um indivíduo a cometer um delito. Bem, para muitos, os crimes são injustificáveis, não discordo. No entanto, práticas criminais não devem ficar apenas na dicotomia polícia-bandido, servindo assim para ilustrar páginas de jornais e nos encher de preocupações quanto aos crimes que virão.

A análise de crimes sobre uma ótica sociológica, e de cunho determinista pode levar a um entendimento dos fatores reais de criminalidade e no combate a essas práticas. Por mais que se fale que a pobreza não influi e que ricos praticam crimes, é esquecido o fator de gravidade do crime. Ricos cometendo extorsão (conhecido como “me dá um dinheiro aí!”) não é um fator comum. Claro que temos pessoas influentes sustentando o contrabando e o tráfico, no entanto, quem vem roubar as nossas casas são pobres, em sua grande maioria. Pobres, por sua vez, não tem acesso à educação, saúde, alimentação, saneamento, lazer etc. Deve-se ressaltar que a maioria das pessoas é de boa índole, mas a exceção pode vir pela busca do dinheiro fácil e na melhoria de uma qualidade de vida que nunca vem.

Existem dias em que nos sentimos enfurecidos com o crime, com os horrores dos jornais, muitas vezes somos atingidos diretamente por este mal. E sempre nos lembramos de resmungar: “É um absurdo!” “Que coisa horrível!” E nunca nos lembramos de votar certo, de ajudar alguém, de tratarmos bem uma pessoa, de agradecer pelo que temos, de estarmos atentos à evolução dos tempos e costumes. E ficaremos em frente à TV reclamando e esperando o fim dos tempos, pedindo punições severas, penas de morte, prisões perpétuas de bandidos que já foram crianças e, por um lapso de tempo pensaram em uma vida melhor.

Estar atento para a vida, ela retribuirá, de alguma forma, talvez te poupando de ler blogs como este ou de assistir ao horário da tragédia diária, sustentada pelos comerciais de cerveja e pelos absurdos costumeiros.

10 comentários:

  1. As pessoas já se acostumaram com os absurdos da vida praticamente virou rotina.
    Niguém pensa em tomar uma atitude enquanto a tempo e vida.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a sua postagem...tudo q disse é verdade!!

    ResponderExcluir
  3. O olhar crítico que devemos ter as vezes guardamos demais. Enquanto isso...

    ResponderExcluir
  4. dá pra perceber isso em atitudes simples q mtas pessoas adotam.
    um dia foi considerado absurdo dois homens se beijarem e assumirem sua homosexualidade em público, era um absurdo um padre construir família...
    concordo com cada palavra aqui escrita!

    ResponderExcluir
  5. se o bandido mata alguém tudo bem não mata o bandido porque ele teve uma infância triste, grandes merda isso eu acho um absurdo

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Caro leitor, creio que sua interpretação do texto foi equivocada, já que não propus a aniquilação de penas ou abrandamento de punições. O grande absurdo está em deixarmoas as crianças de hoje se tornarem bandidos, de ninguém se responsabilizar por isso, de nossa sociedade não evoluir em costumes e continuarmos a achar tudo tão natural. Não entra em meus méritos apontar um caminho correto, no entanto, o problema é muito mais complexo do que pensarmos simplismente em penas para bandidos sem nos atentarmos para a redução real de criminalidade.

    espero que você tenha compreendido

    abraço

    ResponderExcluir
  8. eu comprendi que o termo absurdo muda com o passar do tempo só estava apontando que pelo menos para min é um absurdo

    ResponderExcluir
  9. Você escreve muito bem, parabéns... existem muitas pessoas que por terem conhecimento em informática, possuem blogs ou sites, mas não têm conteúdo, cultura ou informação suficiente para dar conta do recado, postando coisas sem sentido ou de forma ilegível, o que é um absurdo..rs

    Abraços!!

    http://prof-zanzini.blogspot.com

    ResponderExcluir